SINFAC / nco - santa catarina

Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Estado de Santa Catarina

Área Restrita | Entrar

Factoring o parceiro do empreendedor

26/02/2007 - Operacional
Factoring o parceiro do empreendedor

Nos dias atuais, a atividade empresarial tem sido pressionada, de um lado, pela falta de linhas de crédito, que permitam sua expansão e crescimento, de outro lado, pelo alongamento dos prazos de suas vendas, que exige mais capital de giro para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo.

A abertura do mercado, a globalização da economia e a necessidade de modernização industrial têm sido outro complicador importante justamente pela falta de recursos de longo prazo para os investimentos e os de curto prazo, para financiar a crescente demanda de capital de giro.

É neste momento, que as empresas de FACTORING se fazem presentes, pois é delas também, a função social de fomentar as micros, pequenas e médias empresas, através da aquisição à vista de suas contas a receber, fornecendo desta forma, o capital de giro necessário para que possam crescer e gerar mais empregos, além da assessoria para seu negócio, através da gama de serviços que lhes são colocados à disposição.

A atividade de Factoring, ou Fomento Mercantil tem sido introduzida em nosso país, a pouco mais de 20 anos e desde então, tem-se demonstrado ser um instrumento extremamente ágil, desburocratizado, rápido, eficiente e com custos acessíveis.

Hoje na era da terceirização, as empresas procuram cada vez mais, reduzir suas estruturas, cortar gastos, tornar mais eficiente e produtiva a atividade principal do seu empreendimento, pois sabem eles, que estruturas administrativas e financeiras custam caro, que se concentrarem os esforços em suas atividades principais, sejam elas na área industrial, comercial ou de serviços, terão um desempenho muito mais lucrativo.

O principal diferencial que torna o Factoring uma opção interessante, é a parceria que se forma entre a empresa de Fomento Mercantil e seu cliente.

As empresas de Factoring tem desempenhado um importante papel no auxílio às micro, pequenas e médias empresas, orientando na escolha de seus sacados, executando os serviços de cobrança, estruturando seu fluxo financeiro de contas a receber e a pagar, prestando consultorias de gestão empresarial, fornecendo a matéria prima necessária para a elaboração de seus produtos, além da aquisição de seus recebíveis, oriundos das vendas efetuadas a prazo.

Esses serviços têm se tornado o sustentáculo paras os pequenos empresários, sem o qual, teriam paralisado suas atividades, extinguindo desta forma, vários postos de trabalho, já que atualmente nossa atividade auxilia mais de 70.000 empresas em todo território Brasileiro.

Estes empresários de Factoring estão hoje organizados e tutelados pela ANFAC - Associação Nacional de Factoring, de onde emanam as normas e procedimentos, o balizamento legal do Factoring, o Código de Ética e demais normas inerentes a atividade.

Estão também organizados através dos Sindicatos Patronais em seus respectivos estados, a exceção de Santa Catarina que possui dois sindicatos, o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring da Região Norte e Centro-Oeste do Estado de Santa Catarina SINFAC-NCO/SC. e o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Sul do Estado de Santa Catarina SINFAC-SUL/SC, que mantém convênio a nível nacional com a ANFAC.

O SINFAC-NCO/SC, por sua diretoria, tem se empenhado em congregar os profissionais e as empresas que atuam no segmento do Factoring, através do Sindicato, que é entidade legal para fortalecimento da categoria.

Tarcisio Zonta
Presidente
SINFAC NCO/SC


SINFAC NCO SC – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring da Região Norte e Centro Oeste do Estado de Santa Catarina
Rua Ângelo Dias, 11 – salas 13/14 – centro – Blumenau – Santa Catarina
www.sinfac.com.brdiretoria@sinfac.com.br

Sinfac-NCO
Rua Ângelo Dias, 11 - Salas 13/14 - Centro
Blumenau/SC - CEP 89010-020
(47) 99953-0154

Desenvolvimento | iForma