SINFAC / nco - santa catarina

Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Estado de Santa Catarina

Área Restrita | Entrar

Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020, negociação em andamento.

Convenção
14/01/2019

No próximo de 31 de janeiro estará encerrando-se a vigência da atual convenção coletiva de trabalho 2018/2019, período 01.02.2018 à 31.01.2019, firmada entre o SINFAC NCO SC – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil da Região Norte e Centro Oeste do Estado de Santa Catarina e a FECESC – Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina.

Informamos aos nossos filiados e associados que já demos início às negociações para assinatura da Convenção Coletiva 2019/2020. Mas, antes de entrar no mérito da questão, nos convém defini-la.

O que é “Convenção e acordo coletivos e sua importância”.

A Convenção Coletiva de Trabalho é um acordo firmado entre sindicatos de empregadores e sindicatos de empregados, representativos de categorias econômicas e profissionais. Seu objetivo é estipular condições de trabalho especiais e complementares à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A reforma trabalhista, implementada no Brasil por meio da Lei 13.467/2017, trouxe significativas alterações. Principalmente, no que diz respeito às negociações coletivas. O artigo 611-A, marca um dos grandes fundamentos da Reforma Trabalhista. Ele prevê que: “a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho tem prevalência sobre a lei (…)”. Isto é, o negociado prevalece sobre o legislado nas hipóteses previstas na própria legislação trabalhista.

Deste modo, enfatizamos uma das importâncias de sua empresa participar e colaborar efetivamente com a entidade sindical que representa os interesse das sociedades de fomento mercantil, que neste caso é o SINFAC NCO SC. 

Feitos os esclarecimentos, pausa para reflexão: empregador e empregado não sobrevivem um sem o outro, pois o trabalho precisa desses dois personagens principais. Mas será tarefa fácil conciliar os interesses desses personagens?

Esse árduo processo, vital nas relações entre patrões e empregados, é chamado de negociação coletiva. 

Refletindo com nossa realidade, temos o pontapé inicial no momento em que a FECESC, apresenta sua Pauta de Reivindicações, onde enumera as cláusulas sociais e econômicas que pretendem assegurar à categoria que representa.
A cada ano enfrentamos mais imposições e mesmo com o atual cenário econômico amplamente divulgado pela mídia e com fechamento de inúmeras vagas de trabalho, a Federação dos trabalhadores não economizaram em seus pleitos.

Há que se esperar uma consciência maior para viabilizar e manter os empregos. Apesar da atual conjuntura há o pleito de elevação dos índices de reajuste às alturas. O fato é que nós, representantes da categoria sócia econômica do fomento mercantil, temos a missão de analisar, discutir e dar direcionamento as negociações coletivas, levando em consideração a situação real da categoria, sem nos deixar levar pelo romantismo apresentado em números que não refletem o que de fato acontece no mercado, principalmente nós últimos três anos.

Muitas vezes, querer não é poder, há que se haver responsabilidade social em preservar os postos de trabalho que podem ser atingidos quando se impõem às empresas compromissos incompatíveis com sua própria sobrevivência.

Diante do quadro apresentado, podemos ter a resposta da importância da Convenção Coletiva e do impacto que pode gerar na sobrevida das empresas. Deve ser negociada com responsabilidade, visão, maestria e capacidade de se alcançar o justo equilíbrio nos interesses envolvidos.

Concessões serão inevitáveis e fazem parte de qualquer acordo, mas que sejam de ambas as partes.  Esse é o nosso compromisso! 

Para mais esclarecimentos sobre a importância da CCT para a sua empresa, fale conosco:

Através do e-mail secretaria@sinfac.com.br ou pelo fone (47) 9 9953-0154.

Anexo "Pauta de reivindicações encaminhado pela FECESC"

Importante empresário sua empresa estar filiada ao SINFAC NCO SC, somente assim poderemos ter uma entidade forte e tenha possa representar os interesses do segmento.

Aguardamos seu contato para filiação, e alguma sugestão sobre a pauta de reivindicações.

SINFAC NCO SC

Sinfac-NCO
Rua Ângelo Dias, 11 - Salas 13/14 - Centro
Blumenau/SC - CEP 89010-020
(47) 99953-0154

Desenvolvimento | iForma