SINFAC / nco - santa catarina

Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Estado de Santa Catarina

Área Restrita | Entrar

AVEC – questionário deve retratar a realidade da sua empresa

03/01/2019 - Operacional
AVEC – questionário deve retratar a realidade da sua empresa

O COAF – Conselho de Controle das Atividades Financeiras enviou por meio eletrônico no último de 28, para as empresas pertencentes ao segmento, a AVEC - Avaliação Eletrônica de Conformidade. 

“A AVEC - Avaliação Eletrônica de Conformidade é um instrumento eletrônico de fiscalização que avalia o grau de conformidade da pessoa supervisionada pelo COAF, em relação às obrigações de PLD/FT. 

Tem como objetivo principal, avaliar os procedimentos de identificação e manutenção de cadastro de clientes, de registros de operações, de comunicações ao COAF e de capacitação de colaboradores.

Seus procedimentos são unicamente realizados em ambiente eletrônico, por meio do e-mail informado no cadastro da pessoa obrigada, conforme determina a resolução COAF 0021/2012, junto ao sistema SISCOAF.

Solicitamos atenção, que apesar da AVEC, seja somente um questionário, o órgão, posteriormente, poderá solicitar o envio de todos os documentos comprobatórios citados no questionário.

Aproveitamos para alertar, que a AVEC deve ser respondido obedecendo aos procedimentos implantados em sua empresa, conforme definidos no manual interno em PLD/FT.

Lembramos tópicos que devem fazer parte do seu manual em PLP/FT” 

Treinamentos, cadastros de clientes, identificação de PEP’s, registro das operações, relacionamento com colaboradores, informações prestadas ao COAF.

O SINFAC NCO SC solicita que, caso tenha recebido uma AVEC, tenha muita atenção ao prazo determinado, para o envio das respostas do questionário ao COAF, pois, qualquer descumprimento, poderá motivar a abertura de um PAP – Processo Administrativo Punitivo.

Finalizando, vimos mais uma vez registrar a importância de sua empresa possuir colaboradores devidamente treinados, e com isto, tenham condições de identificarem eventuais operações suspeitas de lavagem de dinheiro que deverão ser informadas ao COAF.

“Momento oportuno para revisar seu manual em PLP/FT”

Caso, sua empresa tenha recebido a AVEC, gentileza de informar-nos via e-mail secretaria@sinfac,com.br, e ainda em havendo dúvidas  em atender o solicitado no questionário, estamos à  disposição para todos os esclarecimentos que forem necessários, através do fone (47) 9 9953-0154 ou pelo e-mail secreataria@sinfac.com.br, 

SINFAC NCO SC
Ofício 0001/2019

Fonte:

Sinfac-NCO
Rua Ângelo Dias, 11 - Salas 13/14 - Centro
Blumenau/SC - CEP 89010-020
(47) 99953-0154

Desenvolvimento | iForma